top of page
  • Foto do escritorCINEMA ALDEIAS TABAJARA

Projeto "Cinema nas Aldeias Tabajara" realiza evento no Espaço Cultural José Lins do Rêgo


No último dia 06 de junho, ocorreu um evento marcante no cenário cultural paraibano: o grupo de pesquisa do Programa de Bolsas de Extensão (PROBEX) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), vinculado ao curso de Ciências das Religiões, promoveu uma jornada de intercâmbio e celebração junto à comunidade indígena Tabajara, intitulada "Cinema nas Aldeias Tabajara". Este evento foi prestigiado no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, que se encheu de vida e cores com a presença dos Tabajara, bem como de estudantes, pesquisadores e entusiastas da cultura indígena. O evento foi amplamente enriquecido pela iniciativa do grupo PROBEX, que lançou o "Site do Povo Tabajara da Paraíba". Nesse espaço virtual, o público pode acessar uma vasta gama de informações sobre a etnia, que vão desde notícias atualizadas até históriassobre suas comunidades, artigos, produções artísticas e diversos aspectos que compõem a rica identidade cultural dos Tabajara.

 

Essa plataforma tem como objetivo fomentar informações e registros da cultura indígena, contribuindo para a sua preservação e visibilidade. Além do lançamento do site, o evento proporcionou experiências únicas para os indígenas Tabajara, que participaram de uma sessão de cinema no tradicional Cine Bangue, onde foram exibidos filmes que retratam aspectos importantes da cultura indígena e suas vivências. A visita ao planetário permitiu uma imersão no universo celeste, aproximando os participantes da sabedoria relacionada ao céu e às estrelas. Durante a programação cultural os presentes também tiveram o privilégio de prestigiar uma belíssima apresentação de uma orquestra SinfônicaMirim. E para complementar essa memorável jornada de integração, foi oferecido um momento de lazer com lanche, onde todos puderam confraternizar e estreitar laços de amizade e interações.


O evento "Cinema nas Aldeias Tabajara" foi uma experiência enriquecedora e transformadora, que aproximou a academia, representada pelo grupo de extensão do PROBEX da UFPB, e a comunidade indígena Tabajara, proporcionando um espaço de diálogo, aprendizado e valorização da cultura indígena. Espera-se que iniciativas como essa continuem a promover o respeito, à diversidade e a inclusão, fortalecendo os laços entre as diferentes comunidades e enriquecendo o cenário cultural do estado da Paraíba.

Autores deste verbete: Laura Lujan Ausilio Diniz

0 visualização0 comentário

コメント


bottom of page