top of page
  • Foto do escritorCINEMA ALDEIAS TABAJARA

Lançamento da Multiplataforma sobre Povos Originários na Universidade Federal da Paraíba - UFPB: um Marco de Reconhecimento e Valorização

No dia 29 de setembro, às 11h no Auditório 211 do CCSA da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foi palco de um evento relevante, o lançamento da MULTIPLATAFORMA  DOS PROJETOS COM OS POVOS ORIGINÁRIOS. O evento representa uma parceria entre os Projetos de Extensão (PROBEX):"Cinema nas Aldeias Tabajara", "Crianças e Manutenção de Site Tabajara e Kariri" e o projeto "Espaço Experimental", um marco na promoção e reconhecimento das culturas indígenas dentro do meio acadêmico.


Durante a programação foram divulgadas duas produções audiovisuais, ambas produzidas por voluntários e bolsistas dos projetos. Um abordou a desafiadora jornada de recuperação da língua tupi, enquanto o outro destacou o Encontro das Niaras, uma ação de empoderamento das mulheres indígenas Tabajara. Também foi lançado o episódio nº 01 “Os desafios da educação para os indígenas com Juscelino Tabajara” da série de um Podcast dedicada aos povos originários. O Episódio inaugural, teve como convidado Juscelino Tabajara, mestre em antropologia pela UFPB, que compartilhou seus desafios e experiências na trajetória acadêmica. No público presente, o lançamento contou com a participação de indígenas Tabajara, universitários e professores.


O ponto alto do evento ocorreu quando Ednaldo Tabajara fez um discurso emocionante durante uma intervenção no Conselho Universitário (CONSUNE), neste discurso ele ressaltou o papel fundamental da universidade na promoção do reconhecimento e valorização do processo histórico do Marco Temporal vivido pelos povos originários nos tempos atuais. O lançamento da Multiplataforma sobre Povos Origináriosna UFPB, representa um compromisso contínuo de promover a diversidade cultural e o respeito às tradições das comunidades indígenas, celebrando suas existências e resistências ao longo da história.

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page