top of page
  • Foto do escritorCINEMA ALDEIAS TABAJARA

Indígenas Tabajara da Paraíba no Acampamento Terra Livre (ATL) 2024


Entre os dias 22 e 26 de abril de 2024, Brasília, DF testemunhou a maior mobilização histórica dos povos indígenas: o Acampamento Terra Livre (ATL) 2024. Este evento não apenas que marcou os 20 anos de luta dos povos originários, durante estas duas décadas serviu e serve como uma plataforma crucial para reunir representantes políticos, indígenistas, indígenas  e suas lideranças das diversas etnias indígenas de todo o Brasil.



O povo Tabajara, teve o apoio da Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (APOINME), que desempenhou um papel fundamental, fornecendo apoio auxílio logístico e financeiro para garantir a presença dos representantes Tabajara no ATL. Um dos momentos mais memoráveis do evento ocorreu em 25 de abril, quinta-feira, quando os povos indígenas participantes realizaram uma corajosa caminhada nas avenidas até a Esplanada dos Ministérios. Caminhada simbólica de resistência e reivindicação, na luta para o presidente Lula vetar totalmente  o projeto que quer transformaar o Marco Temporal em lei “Veta Lula PL2903”, pela proteção de seus territórios ancestrais e a importância política dos direitos indígenas.


Durante o ATL, os Tabajara participaram ativamente das discussões e atividades, como também compartilharam sua cultura. Realizaram apresentações da dança do Toré, diálogaram nas de rodas de conversa, compartilhando suas experiências e desafios enfrentados em seu território dos Tabajara paraibanos no ATL 2024 reforçaram o compromisso na luta por justiça e na defesa de seus direitos.


9 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page