top of page
  • Foto do escritorCINEMA ALDEIAS TABAJARA

Estudantes indígenas Tabajara são graduados pelo Centro Universitário UNIESP

No dia 12 de Março, o Centro Universitário UNIESP recebeu uma visita de agradecimento dos cinco indígenas Tabajara/PB formados pela instituição. A União Nacional das Instituições de Ensino Superior Privadas (UNIESP), acolheu o projeto “Tabajaras na Universidade”, criado pelo Professor Dr. Lusival Barcellos em coautoria com o Dr. Emanuel Falcão. O projeto concedeu cinco bolsas de estudos integrais nos cursos de Cosmética e Estética, Nutrição, Enfermagem, Psicologia e Educação Física.


A reitora Erika Marques comentou sobre a importância desse projeto: 

“Quando veio o projeto de resgate, de inserção da aldeia Tabajara, dos indígenas que recebemos a visita, nós abraçamos o projeto imediatamente. Então hoje, findando aí a formatura, a conclusão do curso de cinco pessoas, nós ficamos muito felizes. A importância é gigantesca, né? É uma importância cultural, é importância social e a educação tem que estar muito atrelada a isso. Então nós fizemos o que a educação tem que fazer, que é incluir, transformar”

Essa foi uma ação inédita e pioneira, onde uma instituição superior privada concedeu bolsas a estudantes de uma comunidade indígena no estado da Paraíba. O Professor Dr. Lusival Barcellos, responsável por articular a parceria, comentou sobre esse momento de agradecimento: 


“Foi um momento assim, maravilhoso para nós, para mim, para Eliane, para Falcão. É um resultado magnífico, porque eles tiveram que superar muitos dos desafios de permanecer na instituição. A entrada foi muito importante. A permanência foi assim, de muito significado para o esforço de cada um e cada uma. Estar graduado, hoje profissional, é uma vitória de todos nós, dos indígenas, de nós que pensamos nesse projeto e da instituição que abriu as portas para acolher todos os Tabajara.”


Hoje, Natália Rodrigues Tabajara (Nutricionista), Bruna Rodrigues Tabajara (Enfermeira), Mailson Moreira Tabajara (Profissional de Educação Física), Raissa Rodrigues Tabajara (Esteticista) e Janiara Araújo Tabajara (Psicóloga), agradecem pela oportunidade recebida para suas respectivas formações, autonomia e fortalecimento da etnia, mostrando que indígenas podem ocupar esses importantes espaços decoloniais na sociedade. 

Reportagem por Caio Bontempo e Laura Lujan.

Texto por Eliane Farias.

2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page