top of page
  • Foto do escritorCINEMA ALDEIAS TABAJARA

A cultura tabajara, através da cerâmica e do artesanato, foram selecionados para participar da edição estadual, em joão pessoa, e nacional da feira expofavela, em são paulo



O trabalho dos Artesãos do Povo Indígena Tabajara da Paraíba foi reconhecido e selecionado para participar expondo seus produtos na Feira EXPOFAVELA Estadual, que aconteceu entre os dias 22 a 24 de setembro de 2023, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, João Pessoa-PB. Na oportunidade, o trabalho  Tabajara foi classificado entre os dez mais representativos da Paraíba, e recebeu a premiação de quarenta mil reais, além do aporte financeiro para custear a viagem e hospedagem, pagos pelo Governo do Estado da Paraíba, para participar da primeira Edição Nacional da Feira “Expofavela Innovation Brasil”. A Feira aconteceu entre os dias 1 a 3 de Dezembro 2023, no Expo Center Norte, em São Paulo. Os Tabajara estavam entre os 220 empreendedores selecionados em todos os estados do Brasil. O evento foi organizado pelo Favela Holding, com produção da InFavela e parceria social da Central Única das Favelas (CUFA).


 Segundo o jovem Victor Tabajara, que participou nas duas Feiras, e é educador da língua Tupi Antigo e ceramista, essa participação em Nível Nacional foi uma grande oportunidade para divulgar a memória, cultura, a língua Tupi Antigo do povo Tabajara. Ele afirmou que a premiação estadual é muito importante para investir na aquisição de insumos e equipamentos para a produção dos objetos de arte, cerâmica e artesanato, bem como para viabilizar a locomoção para participar de eventos locais e regionais, já que a Aldeia Vitória, onde ele mora, fica no território Tabajara, que está localizada na área rural de Conde / PB.

1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page